COMO ACABAR COM A PREGUIÇA ANTES QUE ELA ACABE COM VOCÊ [ÁUDIO]

Neste áudio-artigo falei sobre como acabar com a preguiça com algumas dicas aplicáveis por qualquer pessoa.

Confira:

Oi pessoal! Aqui é Daniel Bizon, do Blog Minha Vez de Vencer e o assunto de hoje é como acabar com a preguiça antes que ela acabe com você!

É um tema muito interessante e falando aqui de uma forma divertida, certamente muita gente quer saber como acabar com esse “mal que nos atormenta” tanto.

Só que para acabar com a preguiça, o mal tem que ser cortado pela raiz.

Nós seres humanos, somos guiados pela inércia.

Em física, a definição de inércia é a tendência dos corpos de permanecerem no estado em que se encontram.

Aplicando esse raciocínio na vida humana é a nossa tendência de ficar na “mesmice”, ficar na mesma de sempre, parados, não pensar, economizar movimento e pensamento ao máximo!

Infelizmente essa é a tendência genérica humana.

Ao passo que, o contrário, também passa a ser verdade depois que a ação se torna um hábito.

Quando você se acostuma a agir, seja com o movimento do corpo, seja em relação ao “movimento mental”, você passa a ter como uma propriedade de inércia, essa tendência ao movimento, já que como eu disse, a inércia mantém algo num estado perene.

Então se você está sempre em movimento, você tende a se movimentar cada vez mais, seja mentalmente, seja corporalmente falando.

A preguiça vence muita gente e isso acaba prejudicando a vida como um todo, muito além apenas do desenvolvimento profissional ou escolar que é o foco de um número elevado de pessoas.

Eu não preciso dizer que a preguiça é um inimigo mortal do nosso grande objetivo aqui no Projeto Minha Vez de Vencer e do grande objetivo de vocês que é a mudança de vida, da ação e dos nossos verdadeiros objetivos.

Por isso eu decidi escrever esse artigo e gravá-lo também na versão em áudio para você que acompanha o blog Minha Vez de Vencer.

COMO ACABAR COM A PREGUIÇA COMEÇANDO PELA IDENTIFICAÇÃO DOS SINTOMAS

Sintomas para saber como acabar com a preguiça

Eu vou falar aqui de alguns pontos que certamente muita gente tem uma identificação:

  • Com frequência “bate” muito desânimo, mesmo quando você está prestes a ir se divertir
  • Você promete para si que vai fazer atividade física regularmente, mas, quando chega bem a hora de começar, você simplesmente não vai
  • Você sempre acaba deixando de fazer tarefas cruciais do seu trabalho ou da sua escola
  • Quando alguém fala em andar por cinco quadras, você simplesmente diz que vai pegar um táxi (ou um Uber) 🙂

Se você se identifica com esses “sintomas” ou esses fatos que citei é sinal de que a preguiça provavelmente está dominando a sua vida.

Preste muita atenção, que as dicas que vou dar agora são úteis para saber como acabar com a preguiça de uma vez por todas, seja a preguiça mental, de fazer as coisas, de malhar, do corpo, de manhã, depois do almoço, no trabalho, na escola, de ler, na hora de estudar, de ir para o trabalho, de passear com o cachorro, etc. etc.

AS CAUSAS MAIS COMUNS DA PREGUIÇA QUE DOMINA SUA VIDA

Bicho preguiça simboliza como acabar com a preguiça

É interessante observar que a preguiça tem algumas causas comuns.

É claro que eu não vou falar de todas e nem haveria como saber quais são as causas da preguiça específica de cada pessoa.

Mas, essas quatro causas que eu vou citar predominam.

São elas:

Causa 1 – A primeira delas, a primeira causa do domínio da preguiça é uma vida desorientada, sem direção.

O que significa a vida estar sem direção?

Quando não há objetivos de vida definidos, claros, estabelecidos, escritos, especialmente a médio e longo prazos, que é o ponto que eu sempre toco aqui nos conteúdos do blog, nos vídeos do YouTube ou nas transmissões ao vivo que eu faço pelo Facebook.

Atualmente em outras redes sociais, até nas minhas postagens do Instagram eu também falo muito da definição de objetivos, que é um pilar muito importante da nossa vida.

Então essa é a primeira causa do domínio da preguiça.

A ausência da definição de objetivos.

Causa 2 – A segunda causa ou possível causa é algum problema de saúde.

Quando falo problema de saúde, pode ser provavelmente alguma alteração de hormônio que você pode ter sem saber; você pode ter alguma simples alteração nos exames de sangue e eu não estou querendo assustar ninguém.

Só estou querendo dizer que muitas vezes aquele desânimo que “bate”, pode ser nada mais nada menos do que um aumento da glicose ou pode ser uma alteração por exemplo num hormônio da tireoide ou qualquer outras alteração sanguínea ou hormonal.

Enfim, pode ser algum probleminha de saúde que você está tendo e não está sabendo.

Causa 3 – A terceira causa comum do domínio da preguiça é o descanso insuficiente.

Você pode estar descansando pouco, dormindo mal, dormindo muito tarde, dormindo do jeito errado, ou seja, seu sono reparador, pode na verdade não está reparando nada.

Porque?

Porque este sono pode estar inadequado por um desses pontos que eu citei.

Causa 4 – O outro fator, quarto e último, que pode ser o causador do domínio da preguiça é a sua alimentação.

O tipo de alimentação, como a alimentação está estabelecida na sua vida, o que você anda ingerindo em termos de comida, em termos de bebida, etc.

Porque isso?

Porque a alimentação, especialmente quando possui um excesso de carboidratos, o organismo fica digamos bastante sobrecarregado, para dar conta de sintetizar esse excesso.

Eu chamo atenção aqui, que essa informação, como o próprio nome diz é apenas uma informação.

Não é nenhuma recomendação de adotar ou cortar esta ou aquela alimentação.

Mas isto é uma informação que pode ter validade na sua vida, se você está sendo dominado pela preguiça.

Quem vai lhe dar um parecer certeiro é um profissional de saúde habilitado; um nutrólogo, um nutricionista ou um médico que tenha formação e autorização dos órgãos oficiais de saúde para solicitar exames e dar orientações individuais.

Em uma de minhas palestras pelo Brasil atuei no mesmo evento que o médico, o famoso médico Dr. Victor Sorrentino e recomendo fortemente o trabalho dele.

É um médico gaúcho muito estudado e que tem uma linha de conduta que eu especialmente sou fã, uma linha totalmente focada na promoção da verdadeira saúde.

Inclusive ele é um grande amigo do meu nutricionista, o Dr. Luciano Bruno que também segue o mesmo caminho.

Veja esse vídeo em que ele fala, o Dr. Victor fala sobre os efeitos do excesso de carboidratos, especialmente aqueles chamados carboidratos simples, que são de má qualidade e predominam na comida industrializada:

A SOLUÇÃO DE COMO ACABAR COM A PREGUIÇA CORTANDO O MAL PELA RAIZ (4 PASSOS)

Então qual é a solução?

O que você faz se algumas das quatro principais causas da preguiça estiverem afetando a sua vida?

O primeiro passo que você tem que seguir é refletir sobre a seguinte pergunta:

Eu estou vivendo conforme os meus objetivos de vida?

Você tem que se fazer essa pergunta.

E é claro, se você ainda não tiver definido os seus objetivos, antes de se perguntar isso, você precisa defini-los.

Você precisa pensar sobre eles e de preferência, que eu recomendo sempre, escreve-los, deixá-los ali, num lugar onde você tem acesso diário.

Já falei num artigo anterior, que os objetivos de vida são a raiz de como se tornar uma pessoa melhor a cada dia, em todos os sentidos.

O segundo passo que você precisa seguir para saber como acabar com a preguiça é o seguinte; se você percebe que a preguiça tomou conta de você, vá ao médico!

Pode ser um clinico geral, pode ser um endocrinologista ou um outro especialista que você já tenha um contato.

Mas converse sobre isso, porque como eu disse, você pode estar com uma simples alteração num exame de sangue ou de hormônios.

Vale a pena investigar e é muito fácil e indolor.

O terceiro passo para você sair do domínio da preguiça é rever a forma e a duração do seu descanso.

Estamos falando da qualidade do seu sono, do horário de ir dormir e do número de horas que você dorme; a quantidade de horas reservadas para o sono reparador.

Preste muita atenção nesse passo, porque milhares de brasileiros atualmente falham quando o assunto é descanso.

A vida moderna está criando pessoas que acham que descansar não é mais necessário ou mesmo dispensável.

O quarto passo é rever a sua alimentação.

Fator muito importante, importantíssimo, que você precisa cuidar com certeza.

Eu recomendo que você procure uma orientação nutricional, porque isso faz muita diferença no nosso nível de disposição.

Inclusive eu vou deixar aqui abaixo desse comentário o link do Instagram do meu nutricionista, que é o Dr. Luciano Bruno, um parceiro aqui do blog Minha Vez de Vencer e que é uma pessoa que eu confio muito!

Vamos começar bem a semana! Começar com escolhas alimentares eficientes😉. Fiz 10 dicas ou reflexões para auxiliar na tomada de decisão e planejamento alimentar. 1⃣ Qual será seu café da manhã amanhã? Organize o que puder no dia anterior para não fazê-lo correndo e sente-se para fazer sua refeição! Nada de café da manhã em pé!!! 2⃣ Não faça dieta e sim, mude seus hábitos. Mudar hábito não é simples mas se não começar não haverá mudanças; 3⃣ Escolha pelo menos três refeições para concentrar fitoquimicos benéficos. Vc pode tomar chá! É simples, barato e eficiente. Se não gostar quente faça gelado; 4⃣ Tente reduzir o consumo de açúcares e adoçantes. Mudanças como essa além de melhorar a carga glicêmica, podem auxiliar na modulação da microbiota intestinal; 5⃣ Faça um ótimo lanche da manhã e da tarde. Esse é o segredo do sucesso na alimentação. Quando não são bem feitos vc pode exceder a quantidade no almoço ou no jantar; 6⃣ Diminua o consumo de sódio e não compre nada com gordura trans; 7⃣ Não faça restrição seguida de compensação! Moderação é a palavra sempre!!! 8⃣ Vc deve visualizar seu dia alimentar por completo! Não pode chegar às 18h e se perguntar “o que vou comer agora?”. Isso é falta de planejamento!!! 9⃣ Durma bem, durma cedo! Se não estiver dormindo bem, veja em meus posts anteriores algumas dicas para ajudar nisso; 🔟 Procure um nutricionista, faça um planejamento individualizado. Invista em vc!!! Uma excelente semana para vcs!!! Contem comigo sempre!!! #nutricaoeficiente

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Lá você vai ver dicas e informações preciosíssimas dele que é um profissional da área, um cara que sabe muito do que fala e que me ensinou a comer comida de verdade, como ele mesmo costuma dizer!

Comida de verdade, mais natural, aquela comida que de forma equilibrada nos ajuda muito a viver muito bem.

Se você investir um pouco de tempo na sua vida, pode se tornar muito mais forte do que a preguiça.

Cuide bem desses quatro pontos que eu alertei e claro há outros.

Mas eu preferi me manter nesses quatro, para ser objetivo e ajudar de forma orientada.

Lembre-se que a contagem da vida é regressiva e que você só tem uma chance de construir a história que realmente quer (por isso saiba como aproveitar melhor o tempo).

A preguiça definitivamente não joga a seu favor; ela só joga contra.

Então se você quer de fato saber como acabar com a preguiça, essas são as dicas e eu espero que você as coloque em prática ainda hoje.

Um grande abraço e até a próxima!

NOVIDADE EM BREVE
Estou planejando a criação de um curso online para pessoas que querem mudar sua vida na prática e fazer uma verdadeira revolução passo-a-passo.

Provavelmente também teremos coaching online.

Dúvidas? Pergunte! Comente!

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